10 DICAS PARA FOTÓGRAFOS SUBAQUÁTICOS
10 Dicas para Fotógrafos Subaquáticos
1. Fotografe com Cuidado
Mergulhe com cuidado, pois muitas criaturas aquáticas são frágeis, independentemente do seu tamanho. Técnicas de fotografia inapropriadas podem danificar a vida aquática sensível e machucar organismos frágeis com a batida de uma câmera ou cilindro, movimento de nadadeira ou até mesmo o toque da mão.
2. Mantenha-se Neutro
Sistemas de fotografia podem adicionar lastro ou terem flutuabilidade positiva. Assegure-se de prender todo o equipamento fotográfico e de mergulho e de estar adequadamente lastreado para evitar contato com o recife ou outro habitat vital. Pratique habilidades de flutuabilidade e fotográfica em uma piscina antes de nadar próximo a ambientes sensíveis ou frágeis.
3. Resista à Tentação
Evite tocar, manusear, alimentar, perseguir ou molestar seres aquáticos. Evite alterar a posição de um organismo para obter a foto perfeita. Muitas criaturas aquáticas são tímidas e facilmente estressáveis. Essas ações podem interromper a alimentação, atrapalhar o acasalamento ou provocar uma reação agressiva em uma espécie normalmente pacífica.
4. Devagar e Sempre
Enquanto mergulhando, mova-se lenta e deliberadamente pela água. Seja paciente e mesmo quando fotografando permita que os organismos aquáticos apresentem seu comportamento natural para uma foto mais significativa e interessante.
5. Melhore sua Habilidade
Tenha certeza que as dificuldades do mergulho e das condições ambientais são adequadas para seu atual nível de habilidade e conforto. Evite segurar-se no recife para conseguir estabilidade para uma foto melhor. Inscreva-se em um curso de Especialidade PADI Underwater Photographer, Digital Underwater Photographer e Peak Performance Buoancy, para se tornar um mergulhador mais habilidoso e bem sucedido.
6. Mantenha-se Informado
Conheça as regulamentações e protocolos locais sobre seu comportamento quando próximo a mamíferos marinhos e outras espécies antes de entrar na água. Estas regulamentações protegem as criaturas e visam assegurar sua conservação para as gerações futuras.
7. Seja um Mergulhador Consciente
Considere participar de um curso AWARE - Coral Reef Conservation, Project AWARE Specialty ou Underwater Naturalist, para aprender técnicas de mergulho de mínimo impacto e aumentar seu conhecimento sobre o ambiente que você está fotografando.
8. Tire Somente Fotos, Deixe Somente Bolhas
Evite retirar souvenirs. Quase tudo que se encontra no reino aquático está vivo ou será usado por um ser vivo. Remover espécimes de corais ou conchas, por exemplo, pode perturbar o delicado equilíbrio e rapidamente exaurir os pontos de mergulho tanto de seus recursos, quanto de suas belezas.
9. Divulgue Suas Imagens
Use as imagens para conservação ao relatar acidentes ou destruições ambientais usando suas fotos como evidência. Auxilie em pesquisas científicas e melhore o gerenciamento de recursos ao enviar suas fotos para o Whale Shark Project ou outros programas de monitoramento. Você também pode enviar suas fotos para o Project AWARE. As imagens que você captar tem o poder de mudar percepções e influenciar a conservação.
10. Conserve a Aventura
Filie-se à Fundação Project AWARE, a principal organização ambiental sem fins lucrativos da indústria do mergulho. Seu apoio ajuda a conservar os ambientes subaquáticos através da Educação, Defesa e Ação.
www.projectaware.org
© Project AWARE Foundation 2007
Maiores informações sobre os programas AWARE informe-se aqui.